Desenvolvimento Java no Ubuntu com OpenJDK e NetBeans

Java é uma linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems. Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um bytecode que é executado por uma máquina virtual.

Hoje em dia a programação multiplataforma se tornou uma realidade, já que os clientes de hoje estão mais exigentes, muitos de meus clientes mudarão para Linux por não haver custo com licenciamento, antivirus, firewall, antisypware, etc… O GNU/Linux tem muitos recursos de segurança que atraem as empresas, mas o principal motivo dessas empresas estarem aptas as essas mudanças que muitas vezes passam ser custosas devido ao treinamento de funcionários é que o software de uso da empresa (ex: financeiro, contábil, AutoCad, etc…) hoje funciona em outros SO (muitas vezes através de emuladores como o Wine, mas a vezes simplesmente o software é multiplataforma) com isso SO como o GNU/Linux tem conseguido alcançar as pequenas empresas, o que tem sido uma grande vitória, já que as pequenas empresas estão em contato direto com o público, assim dessa forma mais pessoas passam a conhecer software livre e seus custo benefícios.

A programação Java hoje possibilita que as empresas de desenvolvimento de software tenha liberdade de distribuir seus software multiplataforma com mais segurança (de que o seu código de fonte não será descoberto! rsrs) Além de ganhar um desenvolvimento rápido já que java possui diversas bibliotecas prontas em sua biblioteca padrão, além de existir milhares de bibliotecas de terceiros (e que muitas são gratuitas!) para auxiliar no desenvolvimento de todo tipo de aplicação.

Para iniciar o desenvolvimento de Java usado o GNU/Linux mais especificamente o Ubuntu, nos vamos precisar instalar alguns softwares, para a distribuição de nossas aplicações precisaremos de uma Maquina Virtual Java conhecida como JRE Java Runtime Environment, mas para desenvolvermos vamos precisar de uma JDK Java Development Kit. No caso do Ubuntu vamos instalar a OpenJDK 6.9. Para facilitar o nosso desenvolvimento vamos usar uma IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado), mas que eu considero como uma RAD Rapid Application Devolopment (Desenvolvimento Rápido de Aplicação), no caso estou falando do NetBeans 6.9.

No caso a versão atual da JRE é 7.0 e a do NetBeans também, porém atualmente elas não estão disponíveis no repositório padrão do Ubuntu, por isso vamos nós contentar com as versões 6.9 que quando estiver disponível vamos poder atualizar.

Para instalar vamos usar a central de programas do Ubuntu 11.04, para isso basta arratar o mouse para a barra lateral da tela e ir no símbolo do pacote que é a central de programas. Uma vez aberta, há um campo de pesquisa rápido no canto superior do aplicativo aonde você vai digitar os respectivos nomes OpenJDK e clicar na opção que aparecer e instalar, e NetBeans, mesmo procedimento.

Instalando o OpenJDK
 Instalando o NetBeans

Antes recomendo você abrir o terminal [Barra Lateral]->[Icone da Lupa com o +]Aplicatiovos->[Digite terminal na pesquisa rápida]Terminal e digitar:

sudo apt-get update
senha: ****

Com isso você atualiza a sua lista de pacote para o sistema, depois de feitos esses procedimentos nós vamos estar protos para desenvolver um aplicativo em Java, no próximo artigo vou mostrar como é fácil desenvolver aplicações GUI usando o NetBeans.

  1. #1 por Carlos Timóteo em 19 de maio de 2014 - 22:14

    Eu baixei o netbeans independente de so, na pasta bin está o .sh do netbeans, mas ele não inicia, imagino que ele não esteja encontrando o jdk porque uso o openJDK e não o jdk oficial da oracle. Sabe como resolver? Agradeço antecipadamente. Obrigado
    Uso o lubuntu 13.10
    openJDK 7
    netbeans 8

Deixe um comentário